quinta-feira, 9 de junho de 2011

RELATÓRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AULA - A ÀGUA


Contextualizando a mudança: Da Teoria a Prática

A ÁGUA

Ao trabalhar o conteúdo sobre a água, foram utilizados textos informativos sobre os estados físicos da água, encontrados na natureza e como o ciclo da água acontece, oportunizando aos alunos diálogo onde os mesmos puderam relatar o que compreenderam sobre o texto lido e também tiveram a oportunidade de expor suas ideias relembrando seus conhecimentos já adquiridos.
O texto apresentado é composto também por imagens retiradas da internet que retratam a ocorrência do ciclo da água na natureza.
Num segundo momento os alunos puderam assistir ao vídeo Ciclo da Água - We Will Rock You retirado do youtube que mostra o trajeto percorrido pela água durante seu ciclo, onde puderam, de forma lúdica, ter maior compreensão do conteúdo abordado.
Para fixação dos conteúdos os alunos fizeram uso do laboratório de informática onde os Jogos Educacionais que demonstram as várias etapas do ciclo da água, puderam, de forma interativa, auxiliar no ensino do conteúdo em questão. realizando atividades interativas de leitura e visualização dos conteúdos relacionados à água, quebra-cabeça, uso de formas geométricas, jogo do “certo ou errado”, caça-palavras, jogo das trilhas com operações matemáticas e outros; e, de forma descontraída os alunos foram se apropriando dos conteúdos trabalhados.
Durante a aplicação dos conteúdos foram surgindo novas ideias para trabalhar com os alunos este mesmo conteúdo, enriquecendo ainda mais os conhecimentos do professor e proporcionando uma maior diversidade de atividades para serem desenvolvidas com os alunos em sala de aula.
Como forma de avaliação os alunos voltaram ao laboratório de informática em outro momento. Desta vez para realizarem uma produção de texto, onde utilizaram o programa HAGÁQUÊ para produção de historia em quadrinhos relatando através de diálogos os estados físicos em que a água é encontrada na natureza e de que maneira ocorre o seu ciclo.
Esta atividade foi muito produtiva, onde ficou explicito o envolvimento dos alunos na execução e elaboração das atividades propostas a eles. Para concluir as produções de texto foram impressas e expostas em um mural para que outros professores e alunos tivessem acesso aos trabalhos realizados.
Com o uso de recursos audiovisuais e o laboratório de informática, percebeu-se que houve maior envolvimento e participação por parte dos alunos, a aula ficou atrativa e os objetivos propostos para a aula foram atingidos de forma que houve boa apropriação dos conteúdos pelos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário