quinta-feira, 9 de junho de 2011

PLANO DE AULA - A ÁGUA


O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA ÁULA:
Identificar os componentes da água, seus estados físicos e suas propriedades e relacionar o ciclo da água com os fenômenos atmosféricos.

DURAÇÃO DA AULA
4 aulas de 50 min.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Estados físicos da água na natureza, quantidade de água potável disponível no planeta.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
  • Fazer uma breve retomada sobre os estados físicos da água na natureza, questionando os alunos sobre onde é possível encontrar água nos estados sólido, líquido e gasoso; questioná-los sobre a quantidade de água disponível no planeta enfatizando que 97,50% encontram-se nos oceanos e 2,493% encontram-se em regiões polares ou subterrâneas (aqüíferos) de difícil aproveitamento e que somente 0,007% da água encontra-se disponível para o consumo humano e estão localizadas em rios, lagos e pântanos.

  • Fazer leitura do texto informativo abaixo sobre o ciclo da água.

A ÁGUA
A água cobre a maior parte da superfície da Terra. Todos os seres vivos necessitam de água para viver.
Sem água, o homem, os animais e as plantas morreriam. A água é usada de muitas maneiras: para beber, cozinhar, regar as plantas, para nossa higiene, para movimentar máquinas e muitas outras coisas.
É também usada para o nosso divertimento: nadar, tomar banho de mar, de rio ou de piscina, passear de barco e outros.
A água pode ser encontrada na natureza nos estados: sólido, líquido e gasoso.
SÓLIDO - encontramos a água sólida no gelo, na neve, nas geleiras, no congelador das geladeiras, nos frigoríficos, etc.
LÌQUIDO - a maior parte de água da terra é liquida. Existe água nos mares, nos rios, nos lagos, nas fontes, nas minas nos poços e até nos seres vivos.
GASOSO - quando fervemos a água, o vapor da fervura é a água em forma de gás. A maior concentração de água no estado gasoso está no ar: nas nuvens, nas neblinas, etc.

CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA

A água dos mares, rios, lagos, piscinas, poços é aquecida diariamente pelo calor do Sol e pouco a pouco vai passando do estado líquido para o estado de vapor.
Esse vapor d’água vai subindo e, quando encontra lá no alto um lugar mais frio, se resfria e se condensa, isto é passa novamente para o estado líquido na forma de gotinhas.
Essas gotinhas se juntam formando nuvens e quando a quantidade de gotas é muito grande a água cai sob a forma de chuva.
Às vezes o aquecimento não transforma a água em líquido e ela poderá cair sob a forma de neve em vez de chuva.

CUIDADOS COM A ÁGUA

A água que bebemos e a água que usamos em nossas casas devem ser limpas.
Nas cidades há lugares apropriados para tratar e purificar a água.
São as estações de tratamento de água. Nessas estações, a água passa por vários tanques que possuem substâncias (sulfato de alumínio, cal, cloro e flúor) que matam bactérias, vírus, fungos e algas. Depois de tratada, a água é distribuída para as casas.
Nos lugares onde há estações de tratamento, basta filtrar a água para bebê-la.
Nos lugares onde não existem estações de tratamento, é necessário colocar cloro na água ou fervê-la antes de tomá-la. Desse modo, matamos bactérias, vírus, fungos e algas e evitamos muitas doenças.
A água boa para beber é chamada de água potável. Ela deve ser incolor, insípida, inodora.
A água que contém impurezas é considerada poluída.
A água poluída não serve para ser utilizada em nossas casas.
A água poluída pode estar contaminada. A água contaminada pode causar ao homem graves problemas de saúde como hepatite, cólera, amebíase, febre tifóide, esquistossomose e outras.
  • Após leitura desenhar no quadro cada etapa do ciclo da água e explicar aos alunos como ele ocorre, lembrando que 100% da água na natureza faz parte do ciclo, juntamente com os seres vivos (animais, plantas e seres humanos).


RECURSOS COMPLEMENTARES
  • Aula no laboratório de informática:
  • Observar a formação da ciclo da água na natureza com a composição e decomposição do mesmo; perceber a evaporação da água, a transformação do vapor (gasoso) para o estado líquido (condensação) por causa da baixa temperatura, formando as nuvens. Quando a nuvem aumenta o tamanho e não consegue manter-se no ar, cai em forma de chuva, neve ou granizo dependendo da temperatura encontrada.
  • Montar um quebra-cabeça com o ciclo da água observando onde ficam o solo, rios, lagos, mares, plantas, animais e pessoas, lençóis subterrâneos, evaporação e formação de nuvens.
  • Clicar em tudo o que necessita da água para sobrevivência.
  • Observar como está sendo usada a água e se o ser humano usa-a adequadamente através de ações e representada por desenhos onde o aluno irá ler o texto e clicar na opção “certo ou errado”.
  • Montar um quebra-cabeça onde o aluno deve encontrar as palavras de ações do homem que trazem prejuízos, poluindo e contaminando a água.

AVALIAÇÃO

Utilizando o programa hagâquê, realizar uma produção de história em quadrinhos com diálogo, onde os alunos deverão relatar em quais estados físicos a água é encontrada, como o ciclo da água acontece na natureza e suas relações com os fenômenos atmosféricos.
Imprimir cada produção de texto e expô-las em um mural.

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